A CIA. SÍTIO DO JECA – CENTRO DE REFERÊNCIA EM PESQUISA DA CULTURA CAIPIRA E COMICIDADE, deu origem ao PROJETO CLOWMPIRA que resultou em módulos: Pesquisa / Espetáculos / Intervenção / Oficinas / Exposição / Almanaque/ Cordel / Site/ Turismo Rural, o qual recebeu em 2013 o Prêmio “CULTURAS POPULARES” pelo Ministério da Cultura, e, em 2014 é indicado ao “PRÊMIO INEZITA BARROSO” da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Em 2017 recebeu o “SELO TURISMO SUSTENTÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA ONU” – Organização das Nações Unidas. Já em 2019 foi concedido o “PRÊMIO MARLENE LAPOLLA DE TEATRO” no 13º Festival Nacional de Teatro Cacilda Becker.
Agora, em 2024, recebe mais um reconhecimento pelo Ministério da Cultura como “Ponto de Cultura”,que aciona, portanto, significados de dimensão política quando potencializa a participação, a articulação e o fortalecimento do grupo cultural, incentivando a organização em rede e o diálogo com o poder público, reconhecendo os direitos culturais dos produtores e fazedores de cultura através da legitimação institucional e democratização do acesso. O Ponto de Cultura mobiliza ainda a dimensão simbólica e cultural quando propõe a visibilidade, a valorização e o reconhecimento de iniciativas culturais e grupos dos mais diversos segmentos da diversidade cultural brasileira. Além disso, revela evidencia a ideia e o sentido de uma “identidade compartilhada” pelos sujeitos participantes da Rede Cultura Viva.
http://culturaviva.gov.br/agente/95897/
http://culturaviva.gov.br/selos/sealrelation/35565/
- O que são Pontos de Cultura?
Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.
O Programa Cultura Viva foi criado pelo Ministério do Turismo em 2004. A partir de 2007, com o Programa Mais Cultura, foram realizados convênios com 26 estados e 64 municípios. Em 2014, foi aprovada e regulamentada a Lei n° 13.018/2014, que institui a Política Nacional de Cultura Viva, com a missão de aprimorar a articulação e mobilização das redes de Pontos de Cultura e demais ações em todo o país
- Por que ser um Ponto de Cultura?
O reconhecimento como Ponto de Cultura garante uma chancela institucional importante para manutenção das ações de instituições culturais da sociedade civil, além de permitir uma importante articulação em rede. Os Pontos de Cultura selecionados por meio dos editais do Programa Cultura Viva recebem apoio financeiro para realizar projetos continuados.
Uma resposta
Parabéns, mais que merecido o reconhecimento, anos de luta pela arte e agora colher os frutos.